sábado, 19 de março de 2011

Brasil: Um País De Tolos E ignorantes



Durante as aulas de sociologia, do segundo semestre de 2010, foram abordados assuntos dos mais variados, a luz de grandes pensadores. Uma análise ao livro "A cabeça do Brasileiro" e comparações feitas com o Senso, mostram dados alarmantes acerca da população, sua posição frente as pessoas, ao país e ao que é público. Hoje, como nunca, estamos vivendo um Caos generalizado, patrocinado pelo ensino de baixa qualidade, falsa moralidade e principalmente, aquilo que gosto de chamar de "ignorância letrada".

Nos últimos meses tenho acompanhado os veículos de informação online, e persebido a falta de respeito das pessoas umas com as outras levando a falta de limite ético. Muitas proposições, questionamentos e respostas são deferidas sem o mínimo caráter técnico, sendo muitas vezes opiniões particulares distorcidas por crenças e preconceitos, destruindo qualquer questionamento ou resposta dada por outra pessoa, que muitas vezes foi embasada tecnicamente.

Neste caso, podemos ver o rumo das eleições e debates deste último ano, movidos principalmente pela religiosidade da população, que ateve-se a discutir crenças e sentimentos, algo que nunca deveria ocorrer do ponto de vista sócio-político, ainda mais pensando em nação "letrada".

O mais alarmante, fica por conta da Internet que é acessada por menos de 10% da população Brasileira. Estes, por sua vez possuem (na maioria) Ensino Médio ou Superior, logo, tecnicamente o conteúdo das discussões Online deveriam ser, no mínimo culto, mas não o é.

Voltando ao exemplo das eleições (o mais próximo de nos, atualmente) as discussões de cunho religioso e moral atingiram limites alarmantes, demonstrando uma população com conhecimentos teórico/práticos, mas sem a mínima noção de sua posição, socialmente falando.

Possuímos ateus de um lado, cristãos de outro, Judeus, Muçulmanos e etc, cada um querendo defender as suas convicções, e querendo que sua verdade prevaleça frente a do outro, e esperando uma posição do estado frente a isto tudo. Realmente, isto é preocupante.

Utilizando as palavras de meu professor de sociologia: "Uma pessoa que acredita que tem a obrigação de fazer com que outra pessoa mude suas convicções, no mínimo deve estar louca". Cada um é livre para acreditar no que quiser, desde que não venha a infligir a lei. Ao que sei, em nosso País, existe liberdade de crenças, por mais "idiota" que alguém possa achar a crença alheia, este precisa entender que nada lhe da o direito de obrigar outras pessoas a aceitar a sua verdade como única verdade.


Ignorância Letrada:

Todas as pesquisas do livro demonstram que o nível de instrução tem forte influência na visão de mundo das pessoas. Notamos que a corrupção tende a ser menos tolerada por pessoas com nível superior completo do que por analfabetos, e ainda vemos que determinados tabus, de cunho sexual, tendem a ser menos freqüentes, também para pessoas com nível superior, porém, isto não é tudo.
Algumas pesquisas mostraram dados alarmantes, que nos levam ao ponto que quero chegar com este texto, elas demonstram que, como seria de se esperar, quanto maior o nível de instrução das pessoas, menos "contra", por exemplo, o homossexualismo estas são, mas o número continua elevado demais:

83% das pessoas com Ensino Superior são completamente CONTRA o Homossexualismo
94% das pessoas analfabetas são completamente CONTRA o Homossexualismo

Em última análise, podemos ver que os preconceitos aliados a religiosidade continuam guiando as decisões e respostas das pessoas frente a alguns temas, e isto ilustra muito bem o que ocorre hoje no nosso país.
Longe de defender o que é psicologicamente, fisicamente e biologicamente correto, e muito menos moralmente correto (se é que ainda existe "moral" em nosso país), pretendo demonstrar o quão ridícula é a posição das pessoas frente a isto.
Vou pintar, exatamente o mesmo quadro pintado durante as aulas:

Uma pessoa diz que é contra, duas pessoas do mesmo sexo, adultas, em sua casa (paga com SEU dinheiro) manterem relações dentro de quatro paredes, longe dos seus olhos (e esta nem vai SABER disso)!

Isto é insanidade, e muito preocupante. Basicamente, se SUA crença diz que isto é "pecado", você pode no máximo dizer para a outra pessoa que VOCÊ acha isto errado, mas não pode obrigar a pessoa a deixar de fazer isso, ela irá deixar de fazer por conta própria, se ela achar necessário. As pessoas são livres.

Para os "cristãos, judeus ou sei la o que Xiitas", uma breve análise:

Você fuma? Pois é, se você fuma, você está matando-se, aos poucos. Comprovadamente o cigarro faz mal para saúde. Alguém pode te obrigar a deixar de fumar? Não, você é livre para continuar matando-se, ninguém tem a ver com isto.. Então, se você julga errado o Homossexualismo, qual direito você tem de "obrigar" a outra pessoa a acreditar no mesmo que você??? Nenhum, afinal, a outra pessoa também não pode te obrigar a deixar de fumar.

O interessante, é que este pensamento está em toda a sociedade Brasileira. Principalmente no grupo situado entre 15 e 24 anos. Impressionante que estes, são aqueles que tem maior índice de freqüência escolar. Eles não sabem respeitar a opinião alheia, e não sabem seus limites, e principalmente, a análise lógica de um tema proposto, sem filtros religiosos e ideológicos, passa longe da mente destes.

Em tempo, continuemos vendo coisas interessantes acontecendo:

- População reclama que o governo não faz nada, mas ao sair de casa vejo o banco da parada de ônibus arrancado.
- População pede mais educação e saúde, mas ao mesmo tempo não abre um livro para ler, e vai nadar em um rio considerado um dos 5 mais poluídos do país.
- População reclama de baixos investimentos em ciência e baixo desenvolvimento tecnológico no país, mas ao mesmo tempo é contra pesquisas com células tronco.

É hora de deixar a ignorância de lado, e entender a posição que temos frente a sociedade e ao país.
E lembrem-se, "o estado é laico", e deve continuar sendo, afinal de contas, ele deve garantir os mesmos direitos e deveres a todos os cidadãos, acreditem eles no que quiserem.

Um comentário:

  1. O preconceito é uma das maiores armas das maiores guerras que existem nos dias de hoje,ele está invisível dentro de cada um de nós,ora se manifesta ora não,devemos vence-lo para dar uma opinião sobre qualquer coisa,tudo seria diferente se não existisse o preconceito!!!!
    valeuuu...ótimo post!!
    abçsss!!

    ResponderExcluir